Apocalipse 20:12,15

12 – “E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.”

15 – “E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.”

Apesar do assunto principal do livro do Apocalipse ser sobre os últimos dias, não é sobre isso que gostaria de abordar hoje. O que me chamou a atenção ao ler esses versículos, foi outro assunto: a graça.

Pela Palavra, entendemos que nos últimos dias Cristo vai estabelecer seu reino aqui na terra durante mil anos (Apocalipse 20:4). No início do milênio teremos a primeira ressurreição, da qual farão parte aqueles que deram suas vidas, literalmente, pela causa do evangelho. Esses que participarem da primeira ressureição reinarão com Cristo durante esses mil anos. Em outra oportunidade posso voltar a esse assunto.

Mas quero que prestem bastante atenção em outra ressurreição que vai acontecer ao final do milênio, também chamada de Juízo Final. Nesta ressurreição o restante da humanidade será julgada por meio de dois conjuntos de livros: os livros (plural) e o livro da vida (singular). Nos livros estãos todas as obras, boas ou más, e por meio das quais as pessoas poderão ser julgadas. Daniel 7:10, no Velho Testamento, também se refere a estes livros.

E o livro da vida? O que ele registra? Em Apocalipse 3:5 diz: “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.” Portanto o livro da vida não contem obras, mas nomes. Nomes dos vencedores. E quem são os vencedores? A resposta está em I João 5:5 – “Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?” Interessante que Daniel 12:1 também fala desse livro (singular).

Tudo bem, então temos dois conjuntos de livros: os livros (obras) e o livro da vida (com o nomes dos que creram em Jesus). Temos apenas essas duas opções. Ou você será julgado por suas obras, ou por sua fé em Jesus. A escolha é sua. Mas espere lá! Tem mais um pequeno detalhe muito importante no versículo 15. Seu destino já está traçado, dependendo do livro pelo qual você escolher ser julgado. A salvação eterna só virá para os que estiverem com seus nomes no livro da vida! Ou seja, os livros servem só pra provar que os homens, sem a graça que vem pelo sangue de Jesus, nunca, nunca conseguirão agradar a Deus por suas obras e dessa forma alcançar a salvação. Em última análise, os livros não servam pra nada. Eles nem são citados no versículo 15.

Para você pensar: Será que no último dia seremos tentados a nos justificar pelo que fizemos (obras)? (veja Mateus 7:22-23) Será que hoje já não percebemos em nós um certo orgulho daquilos que “fazemos” pelo Senhor? Será que entendemos o que significa a graça em nossas vidas? Até que ponto temos confiado na graça do Senhor? Como posso saber se estou na graça, ou se ainda confio nas obras? (veja II Coríntios 13:5 e I João 5:13)

Anúncios

Sobre Wilson Moraes

Brasileiro, casado com a Maria José, pai do Gabriel, da Jordana e da Camila. Procurando servir a Deus de maneira intensa e verdadeira. Colocando minha vida a serviço do Seu Reino.
Esse post foi publicado em Apocalipse e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s