Josué 14:6-11

“Então os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o Senhor falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia por causa de mim e de ti. Quarenta anos tinha eu, quando Moisés, servo do Senhor, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração; Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao Senhor meu Deus. Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao Senhor meu Deus. E agora eis que o Senhor me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o Senhor falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos; E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar.”

Existem duas maneiras de encararmos todas as situações em nossas vidas. Uma é focar apenas nos problemas em sí, naquilo que chama nossa atenção no momento, no que nossos olhos físicos captam de imediato. Esta foi a atitude dos dez espias companheiros de Josué e Calebe na expedição que foi espiar a terra prometida. Eles testemunharam da abundância da terra e dos excelentes frutos que trouxeram. Temos que lembrar que eles, juntamente com todo o povo, tinham visto o livramento do Senhor ao tirá-los do Egito e ao sustentá-los no deserto. Mas mesmo assim, eles não perseveraram. Eles viram. Eles ouviram. Eles podem até ter crido nas promessas. Mas eles não perseveraram. A perseverança é outra maneira de nos posicionarmos diante de qualquer situação. Perseverança envolve uma atitude firme e inabalável nas promessas do Senhor. Perseverança não se baseia no visível. Perseverança não está nem aí com as adversidades. Perseverança não se preocupa com o tempo. Perseverança sabe esperar o tempo de Deus.

Calebe não merecia nenhum castigo, mas mesmo assim ele peregrinou no deserto junto com todo o restante do povo de Israel. Imagino que ele viu como o povo continuou murmurando, tentando a Deus, dando um trabalho danado pra Moisés conduzí-los naquele deserto. No entanto ele não desaninou. Ele não se deixou contaminar pela atitude errada. Mesmo vendo e sentindo o deserto e suas dificuldades, ele perseverou na visão que teve da terra prometida.

E quando chegou o tempo de Deus ele estava preparado. Durante quarenta e cinco anos ele estava se preparando. Interessante como essa preparação mental e espiritual se refletiu no seu corpo. O vigor ainda estava lá. A coragem não tinha esmorecido. Ele estava disposto a tomar posse da terra, custasse o que custasse. E ele não esperou Josué se lembrar da promessa. Ele viu que o tempo havia chegado, e foi ele quem tomou a iniciativa de cobrar a promessa. “Tu sabes o que o Senhor falou… eu perseverei… e ainda hoje estou forte”.

A perseverança de Calebe ajudou na concretização do plano de Deus para o povo de Israel. Em Josué 15:13-14 relata que Calebe conquistou Hebron. Logo em seguida, nos versículos 15, 16 e 17 vemos que Calebe promoveu o primeiro “vestibular para marido”, prometendo sua filha para quem conquistasse Quiriate-Sefer.

Para você pensar: Você tem promessas de Deus para a sua vida? Você tem esperado muito tempo pelo cumprimento dessas promessas? Se sim, está disposto a esperar mais, o tempo que for necessário? O que você está fazendo enquanto espera? Você entende que a promessa de Deus para a sua vida tem a ver com o cumprimento do plano de Deus para a humanidade? Você está preparado para agir, quando a hora chegar?

Anúncios

Sobre Wilson Moraes

Brasileiro, casado com a Maria José, pai do Gabriel, da Jordana e da Camila. Procurando servir a Deus de maneira intensa e verdadeira. Colocando minha vida a serviço do Seu Reino.
Esse post foi publicado em Josué e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s