Mateus 19:16-22

“E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda? Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.”

O jovem queria a vida eterna. O jovem obedecia os mandamentos. Se ele vivesse nos dias de hoje, e com estas duas características, com certeza ele seria considerado um cristão exemplar. Será que os cristãos de hoje podem falar de boca cheia, como o jovem: “Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade.”? Mas nem uma vida religiosa pode satisfazer a sede pela vida eterna.

Mesmo sendo um religioso exemplar, ele sentia que isso não era suficiente. “O que me falta ainda?”. E Jesus, com toda a sua sabedoria, colocou o dedo na ferida. Jesus tinha essa capacidade de olhar na alma das pessoas e ver aquilo que estava (ou não estava) no coração. Em cada contato com as pessoas, ele tinha uma abordagem única, pois cada pessoa é única. Erramos quando queremos aplicar a “receita” deste caso para os outros. Os precipitados poderão dizer: “Então para ser perfeito, agora temos que vender todos os nossos bens e dar aos pobres.” Será que a perfeição está ligada a algo material? Se fosse assim, qual o motivo de Jesus ter dito para Zaqueu que ele tinha a salvação, logo após ele ter se disposto a dar aos pobres apenas a metade de seus bens (Lucas 19:8-9)?

Jesus não quer tudo, ou metade, ou 10% do que temos. O que ele quer é ocupar o primeiro lugar em nossas vidas! No caso do jovem, em primeiro lugar no seu coração estavam suas propriedades. E ele saiu triste da presença de Jesus, pois ele percebeu que ele não queria tanto assim a vida eterna. Não pelo preço que estava sendo cobrado. Ele não estava disposto a deixar Jesus ocupar o trono de seu coração. E quando Jesus ocupa o trono, todas as demais coisas ficam a ele submissas. Em Gênesis 22 podemos ver Deus fazendo este mesmo teste com Abraão, querendo saber se era Isaque ou se era o próprio Deus que estava em primeiro lugar no seu coração. “Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” (Mateus 6:21)

Lembre-se: A salvação não custa nada. Mas o discipulado custa tudo.

Para você pensar: O que tem ocupado o primeiro lugar em meu coração? Se Deus te pedir isso, você está disposto a colocar no altar? Você está disposto a seguir Jesus, custe o que custar?

Anúncios

Sobre Wilson Moraes

Brasileiro, casado com a Maria José, pai do Gabriel, da Jordana e da Camila. Procurando servir a Deus de maneira intensa e verdadeira. Colocando minha vida a serviço do Seu Reino.
Esse post foi publicado em Mateus e marcado , . Guardar link permanente.

2 respostas para Mateus 19:16-22

  1. sirlei Lima disse:

    Realmente precisamos considerar se temos tido a disposição em nossos corações para abrir mão de tudo para avançarmos rumo ao eterno proposito de Deus. Entendo que seu chamado a cada de um de nós é peculiar. Não tenho dúvidas que o SEnhor nos mostra nesta passagem, que é o amor que move nosso coração em direção a Ele e não a recompensa. Deus não precisa de nada! Mas Ele deseja um povo que se renda totalmente a Ele.
    Gostei muito dos escritos. O Senhor te abençoe ricamente .

  2. Pingback: João 3:16 | Para Você Pensar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s