Salmo 90:12

“Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios.”

Interessante como na época de passagem de ano ouvimos com frequência sobre novos planos e resoluções sendo tomados. Algumas resoluções são até interessantes. Outras nem tanto. Mas isso me faz pensar sobre esse hábito que temos, de fazermos uma espécie de “balanço”, na expectativa de melhorarmos nossas vidas somente nesse novo período que se inicia de ano em ano.

A Terra vai dar mais uma volta ao redor do Sol (movimento chamado de translação), e depois de um ano estaremos novamente cumprindo esse ritual. O ponto positivo é que, de fato, é muito importante fazermos um balanço de nossas vidas. O problema é que, dependendo da nossa situação, um ano pode ser tempo demais para isso. Ou até mesmo tarde demais para mudar certas situações.

Penso nisso toda vez que leio o versículo acima. Serve como um alerta para nós. A Bílbia não nos incentiva a fazermos um balanço anual, nem contarmos ou celebrarmos os anos. Mas nos ensina a contarmos os nossos dias. E aponta que essa ação traz como conseqüência a sabedoria.

Em vez de esperar por mais uma translação, aproveite cada rotação da Terra (giro em torno de si mesma, que dá origem ao dia e à noite), para parar, pensar e fazer aquela correção de alvo que precisa ser feita.

Precisamos lembrar o seguinte: Se considerarmos 70 anos como o tempo de vida médio de uma pessoa, cada um de nós tem à sua disposição mais ou menos 25 mil dias para fazermos o que tivermos que fazer sobre a face da Terra. Isso se Deus nos der vida e saúde, ou se não fizermos alguma besteira para reduzir esse número.

Idade                 faltam           já passou

Nascimento =  25.568                 0

10 anos =          21.915              3.653

20 anos =          18.263             7.305

30 anos =          14.610             10.958

40 anos =          10.958             14.610

50 anos =            7.305             18.263

60 anos =            3.653             21.915

70 anos =                0                25.568

Olhe essa tabela, e veja se, como eu, você também leva um susto. Tenho 43 anos. Isso quer dizer que tenho ainda, se tudo correr normalmente, cerca de 10 mil dias. Não sei você, mas acho isso muito pouco. Meus planos não cabem nesse prazo. Então vou ter que rever esses planos, e priorizar aquilo que é mais importante, o que vai fazer mais diferença. Enfim, o que vai colaborar para o propósito para o qual eu me dedico na minha vida.

Espero, sinceramente, que você já saiba qual é seu propósito. Caso contrário, eu tenho que te avisar: a corrida já começou e você não sabe ainda qual é sua meta!

Hebreus 9:27: “Aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo.”

Para você pensar: Como você está aproveitando a sua única chance?

Anúncios

Sobre Wilson Moraes

Brasileiro, casado com a Maria José, pai do Gabriel, da Jordana e da Camila. Procurando servir a Deus de maneira intensa e verdadeira. Colocando minha vida a serviço do Seu Reino.
Esse post foi publicado em Salmos e marcado , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Salmo 90:12

  1. Edilson disse:

    Amado irmão Wilson! Paz de Jesus! Gostei da mensagem! Também gostei do blog! Continue firme na obra do Senhor!
    Pr. Edilson

  2. Cleiton Bruno disse:

    Hoje é meu aniversário e achei esta mensagem muito que Deus continue abençoando sua vida meu irmão

  3. Caro irmão Wilson
    Sou Metodista “desde que me conheço por gente”. Não sou pastor: e, por isso, sou o chamado “leigo” . Sou advogado e respondo também pela pessoa jurídica da Igreja Metodista na nossa Terceira Região Eclesiástica, que é parte do Estado de São Paulo. Fui convidado pelo meu pastor para ministrar a mensagem no dia de hoje (29.12.13). Pensei muito, exatamente no versículo tema da mensagem acima, assim como no último versículo do Salmo 90. Assim, me deparei com sua mensagem, via google, e me decidi, graças à força do Espírito Santo, a ministrá-la, valendo-me do seu conteúdo. Tenho 80 anos e, assim, pela mensagem acima, “estou fazendo hora extra”, porém penso muito nos meus dias já vividos e naqueles que o Senhor me permitir viver. Graças a Deus, tenho boa saúde e disposição bastante para continuar até que Ele me permita e, assim, sigo procurando contar os meus dias, de tal forma, que Ele me conceda o sempre necessário aperfeiçoamento de um coração e mente sábios, e que possa continuar a transmitir o amor de Deus a todos aqueles com os quais convivo. Obrigado e que Deus abençoe sua vida, família e ministério.
    .

    • Wilson Moraes disse:

      Prezado Irmão Roberto,

      Obrigado pelo seu testemunho de vida. Fico muito satisfeito, pela graça de Deus, de minha mensagem ter lhe ajudado em sua ministração. Fique à vontade para utilizar outros textos que achar adequados. Um grande abraço e fique na Paz.

  4. Adriana disse:

    Impactante!

  5. Meire Ruth Pusso disse:

    Meu Deus!!! Que seria essa reflexão!!! Que o Espírito Santo continue te usando para nós alertar sobre o nosso tão próximo encontro (ou não) com o Criador!!!Me fez refletir pois já tenho 43 anos e ainda tenho muitos planos! Que o Senhor te abençoe e te guarde. Pastora Meire

  6. Renato Lima Ferreira disse:

    Que palavra poderosa. Falou muito ao meu coração. Que Deus continue te abençoando grandemente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s