Provérbios 13:20

“O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído.”

A diferença entre um sábio e um tolo, segundo as Escrituras, é dada pela experiência de vida que o sábio tem, e que o tolo não tem. Uma pessoa tola é considerada uma pessoa ingênua, imatura e jovem. E este versículo de Provérbios mostra que somos diretamente influenciados pelo meio em que convivemos. Um monte de tolos convivendo juntos não resulta em sabedoria. A tolice de um reforça a tolice de outro.

A única maneira de um tolo deixar de ser tolo é não ser mais companheiro de outros tolos e buscar a companhia e aconselhamento de uma pessoa sábia, mais experiente, com mais tempo de vida. E o melhor ambiente em que uma pessoa jovem pode encontrar este tipo de aconselhamento é no seio da família. Esta é a estratégia de Deus para que a sabedoria de uma geração seja transmitida para a próxima, por meio da convivência familiar e do aconselhamento dos pais.

Infelizmente vivemos em uma cultura em que a família é cada menos valorizada. Os jovens de hoje são influenciados por outros jovens, não por adultos. Os jovens de hoje passam muito mais tempo com outros jovens do que com seus pais. Na cultura atual o adulto é que é considerado tolo, e os jovens é que sabem tudo. Basta assistir a qualquer um desses filmes de Holywood feitos para adolescentes para perceber que, em vez dos adultos serem a referência para jovens, são a causa dos problemas e das incompreensões. Mas este não é o plano original de Deus.

O único mandamento com promessa é “Honra a teu pai e a tua mãe, como o Senhor teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o Senhor teu Deus.” (Deuteronônio 5:16). Não ter os dias prolongados não é uma ameaça para quem não honra os pais. É muito mais uma consequência de se valorizar os conselhos que os pais tem para seus filhos.

A grande crise que nossa cultura vive hoje se dá pela falta de homens que invoquem para si a responsabilidade de serem pais. A falta de pais que gastem tempo com suas famílias, que aconselhem seus fihos e assumam seu papel como líderes em seus lares, é a grande causa do crescente número de adolescentes grávidas, pessoas com crise de identidade e de casamentos que se acabam.

Para você pensar: Se você é jovem, você tem valorizado os conselhos e advertências de seus pais? Se você é pai, você tem assumido seu papel para seus filhos, ou tem deixado essa responsabilidade para a sociedade (creches, escolas, colégios e faculdades) ou para a igreja (escola dominical)?

Esses cometários são baseados na pregação “What a Man is Not – Biblical Manhood”, de Paul Washer: http://www.youtube.com/watch?v=1U-JmgBnFHk

Anúncios

Sobre Wilson Moraes

Brasileiro, casado com a Maria José, pai do Gabriel, da Jordana e da Camila. Procurando servir a Deus de maneira intensa e verdadeira. Colocando minha vida a serviço do Seu Reino.
Esse post foi publicado em Provérbios e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Provérbios 13:20

  1. luci disse:

    muito boa essa mensagem. espero que continue publicando

  2. Ademar disse:

    Gostei muito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s