Eclesiastes 3:1-8

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.”

Certa vez ouvi alguém dizer que a vida é um pacote que recebemos. E nesse pacote tem de tudo: momentos bons e momentos não tão bons assim. Ao recebermos esse pacote não podemos descartar o que não gostamos, para ficar só com o que nos agrada. Enquanto estivermos vivos estaremos sujeitos a choro e riso, tristeza e alegria. Tudo em doses que se intercalam. A vida será tão boa quanto a maneira como lidamos com essa alternância de situações.

Algum tempo atrás passei por momentos angustiantes. Meu filho mais velho sofreu uma queda e teve uma perda momentânea de memória. Tivemos que correr atrás de médicos e exames. Fiquei um dia junto dele, acompanhando sua recuperação. Graças a Deus hoje ele está bem melhor, e já voltou à normalidade. Eu mesmo já sofri um acidente onde também fiquei desorientado por um tempo. Nessas horas a gente tem a tendência de perguntar: Qual o motivo de Deus ter permitido isso? Mesmo eu orando pela minha família diariamente, ainda assim Ele permite que aconteçam acidentes? Afinal, o que Deus quer com isso?

O primeiro ponto que precisamos deixar bem claro é que a soberania de Deus nunca, nunca sofrerá qualquer ameaça. Ele sempre esteve e sempre estará no controle. Só esse entendimento já seria suficiente para nos trazer paz e segurança, mesmo no meio da pior situação possível. Até mesmo da morte.

Compreendida a soberania de Deus, precisamos agora nos perguntar: Se Ele está no controle, o que Ele quer me ensinar nesta situação? Foi exatamente isso que eu disse para meu filho. Não sou eu nem a mãe dele quem deve tentar entender o que aconteceu. Ele precisa buscar em Deus qual a lição que deve ser aprendida. Todas as situações, mesmo as mais desagradáveis, são oportunidades que Deus pode usar para nos transmitir sua vontade, trabalhar nosso caráter, construir nosso relacionamento com Ele.

Sempre digo aos meus filhos que a vida é como uma escola. Se você aprende uma lição, está pronto para aprender a próxima. Mas se não aprende, a lição precisa ser repetida. Em certos casos, até anos podem ser perdidos se o apredizado não corresponde ao esperado. Em nossas vidas Deus também age da mesma maneira. Eu conheço, e você também deve conhecer, pessoas que estão “bombando” direto na vida. Deus quer ensinar uma lição. Para isso ele permite que situações ocorram para a pessoa aprender. Mas a pessoa não aprende. O que acontece então? Mais tarde, até mesmo anos depois, essa mesma pessoa é confrontada com uma outra situação parecida, em que os mesmos princípios que Deus quer trabalhar são presentes. A Bíblia diz que Deus corrige ao filho que ama. E enquanto a pessoa não aprende, sua vida fica estagnada, e sua falta de quebrantamento impede que ela cresça espiritualmente.

Precisamos entender que o Reino de Deus será estabelecido na terra quando Jesus voltar. Mas os elementos desse Reino já devem estar presentes em nossas vidas hoje. E um dos principais elementos é a submissão rápida e irrestrita à vontade do nosso Rei.

Para você pensar: O que Deus quer te falar hoje? Você está pronto para receber a orientação que Ele quer te dar? Você está disposto a aprender a lição, seja ela qual for, rapidamente? Você confia na soberania de Deus?

Anúncios

Sobre Wilson Moraes

Brasileiro, casado com a Maria José, pai do Gabriel, da Jordana e da Camila. Procurando servir a Deus de maneira intensa e verdadeira. Colocando minha vida a serviço do Seu Reino.
Esse post foi publicado em Eclesiastes e marcado , , , . Guardar link permanente.

23 respostas para Eclesiastes 3:1-8

  1. Renata disse:

    Tudo tem sem proposito, a tarefa mais dificil é esperar o tempo de Deus…
    pois muitas vezes somos tão ansiosos, e apressados, que queremos “adiantar” as coisas, mas Deus sabe de tudo o que pedimos ou pensamos, e nos conhece tambem, e o melhor é esperar Nele… Deus abençoe!

  2. David disse:

    Muiiiito bom o post. O descobri em boa hora, pelo comentário de um outro post. rs
    Glória a Deus!

  3. nayara disse:

    amém me ajudou bastante.eu tenho 14 anos sou da igreja meus pais e nem meu irmão é da igreja mais a fé em Deus esta acima de tudo.Ha tempo pra td!

    • Wilson Jr. disse:

      Prezada Nayara,
      Deus é soberano, e se você tiver a atitude certa diante dEle, tudo vai cooperar para o bem, no tempo perfeito de Deus. Que Deus te abençoe sempre!

  4. Ótimo texto Wilson, eu estava buscando um estudo sobre Eclesiastes 3, e este além de estar muito bem feito também fala sobre a soberania de Deus, algo que algum tempo veio debatendo com colegas ateus e não cristãos. Valeu! A paz de Deus.

    • Wilson Moraes disse:

      Prezado Fellipe,

      Agradeço a Deus que este texto tenho sido útil para seus estudos. De fato, a compreensão da soberania de Deus é fundamental para o fortalecimento da nossa fé. Precisamos entender que Deus está no controle… sempre…
      Um grande abraço e fica na Paz!

  5. Michelly disse:

    É… muito bom o texto. Vim parar aqui ‘por acaso’… E me fez muito bem… Fez sentido em minha vida, certas situações se repetem e nunca compreendi o por quê…. Obrigada.

    • Wilson Moraes disse:

      Olá, Michelly,

      Tenho plena convicção que é por meio destas experiências que ganhamos intimidade com Deus. Não há crescimento quando as coisas vão bem. São quando as situações são contrárias, quando as dificuldades aparecem, é que aprendemos a confiar em Deus. E estes momentos nos definem, nos tornam que somos. Fico contente que o texto tenha te ajudado. Espero, sinceramente, que sua intimidade com Deus cresça.

      Abraços.

  6. GERSON WELL disse:

    A paz de cristo para todos, acordei com este belo texto escrito pelo irmão, amei o texto que bom que li este texto pela manhã vai mudar o dia.
    OBRIGADO.

    A PAZ A TODOS

    Pr: WELL

  7. jânia disse:

    GOSTEI DO ESTUDO QUERO ENTENDER MAIS SOBRE MINHA VIDA,ELA ESTA TAO COMPLICADA,DEUS ABENÇOE

  8. que bencao disse:

    Muito bom esse comentário

  9. alessanndro disse:

    tudo é no tempo certo.único que sabe o tempo de nossa vida é deus

  10. Murilo disse:

    Deus e tudo na minha vida sempre quiz me apressar pra conseguir uma companheira mais no tempo certo dele ele concedeu uma pessoa maravilhosa que hj vive do meu lado obrigado senhor

  11. J. Eduardo Nonato disse:

    Queridos e prezados irmãos em Cristo “A Paz Do Senhor Jesus”. Tudo podemos naquele que nos fortalece. Filipenses 4.13. Nós vivemos vários tempos, não é mesmo ? Durante nosso tempo de vida, quanto tempo nós reservamos para o criador Deus ? Devemos reservar parte do nosso tempo para adoração a Ele. Isaias 55.6. Estamos vivendo o tempo da graça, aproveitem o máximo que poderem. Eclesiastes 12.1
    Pr. J. Eduardo Nonato. I.Ev.Poder de Jesus – Biritiba Mirim/SP

  12. nathanaell disse:

    Texto mal interpretado, o livro de Eclesiates é escrito pelo rei Salomão com uma visão terrena, e este texto tem o mesmo sentido do capítulo 1, que a vida debaixo do sol é uma mesmice e cansativa.(Não a tempo de fazer guerra.)

  13. Alínea Campbell disse:

    Deus sabe todas as coisas

  14. MARCILIO TEIXEIRA DA COSTA disse:

    SABIAS PALAVRAS MEU IRMAO DEUS ABENÇOE WILSON

  15. Elvia disse:

    Excelente reflexão. Não poderia ter encontrado algo mais apropriado para este momento. Obrigada por ser esse canal de Deus na terra.

  16. Maulanito disse:

    Estamos num tempo,que precisamos mais nos aproximar de Deus e estar pronto pra beber da sua agua

  17. davi leal de arruda disse:

    pra tudo tem um tempo amados hoje o tempo e de guerrear principalmente pela nossa familia pla nossa salvação pq o inimigo ta ai pra querer nos atingir e nossa arma e oração e confiar no nosso SENHOR R SALVADOR JESUS CRISTO

  18. Antonio carlos disse:

    Varias vezes falei com Deus sobre a minha separacao do pq?e Ele sempre me deu essa passagem.Creio q Deus me dara a vitoria no casamento so preciso t fe e paciencia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s