Efésios 1: 18-21

“Oro também para que sejam iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos, e qual a suprema grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e fazendo-o sentar-se à sua direita nos céus, acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro.”

Se você ler os versículos acima com atenção vai perceber que Paulo faz uma oração a favor da igreja de Éfeso (e podemos considerar que é a nosso favor também) pedindo algo. Primeiro vamos ver o que ele não está pedindo. Ele não está pedindo esperança, nem riquezas da glória da herança, nem a suprema grandeza do poder de Deus para conosco. O que ele pede é que nossos olhos sejam iluminados. Ou seja, a esperança, as riquezas da glória da herança e a suprema grandeza do poder de Deus já estão disponíveis. O problema é quando não enchergamos nada disso.

Pense em Adão e Eva. Segundo a Bíblia, a vida do primeiro casal pode ser dividida em dois períodos bem claros e diferentes um do outro. O primeiro período vai desde a criação até a queda. Não sabemos quanto tempo durou esse primeiro período. Pode ter sido dias, semanas, meses ou anos. Eu pessoalmente acho que foi um bom tempo, pois Adão recebeu a tarefa de nomear todos os animais, e nós sabemos que até hoje os biólogos não tem certeza do número exato de espécies animais existentes na face da Terra. Neste primeiro período de suas vidas, eles viveram literalmente no paraíso: comunhão total com Deus, consciência livre de qualquer acusação, vida em abundância, alimentação saudável e trabalho produtivo, prazeroso e não penoso. A comunhão com Deus era tamanha que nem a necessidade de roupas era sentida. A glória de Deus era suficiente para eles.

Após a queda a mudança foi drástica. Medo de Deus. Fuga da presença de Deus. Consciência acusando o erro cometido. Tendência de apontar o culpado, não assumindo a responsabiliade por seus atos. A mulher passou a dar à luz com dores. O homem passou a trabalhar sob condições difíceis e improdutivas. E o pior: foram expulsos do paraíso e perderam o acesso àquela comunhão íntima que tinham com o Criador.

Podemos dizer que Adão e Eva foram os únicos seres humanos que sentiram, de fato, a queda. Os demais já nasceram na condição de pecadores. E podemos imaginar que eles sentiram um contraste imenso entre a primeira e a segunda fase de suas vidas. Pelo resto de suas vidas eles carregaram a lembrança daquela época em que desfrutavam da presença de Deus, como também carregaram o arrependimento de terem desperdiçado a oportunidade que tiveram.

Pois bem, voltando ao texto de Efésios, podemos entender que Deus nos chama, por meio de Jesus Cristo, a fazermos o caminho de volta. A sentirmos o mesmo impacto que Adão e Eva sentiram, mas de maneira inversa. Somos chamados a termos novamente esperança, comunhão íntima com Deus, acesso ao melhor que Ele tem reservado para aqueles que a crerem na obra de Jesus. Quando Jesus morreu na cruz, o véu do santuário, que separava o povo do lugar mais santo, foi rasgado de alto a baixo. Nada pode mais nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus.

Mas para isso precisamos que nossos olhos espirituais sejam abertos, para perceber, como Paulo diz, “qual a suprema grandeza do seu poder para conosco, os que cremos”. O mesmo poder que ressuscitou Jesus dentre os mortos está à nossa disposição hoje. Jesus um dia voltará para estabelecer seu Reino sobre a Terra. Mas já podemos viver hoje essa nova realidade, antecipando o mundo vindouro.

Para você pensar: Se você se considera um cristão, você tem vivido a plenitude do que Deus tem reservado para sua vida? Caso contrário, não seria o caso de, assim como Paulo, pedir para que Deus abra seus olhos, aumente sua fé e passe a viver uma vida cheia de esperança?

Anúncios

Sobre Wilson Moraes

Brasileiro, casado com a Maria José, pai do Gabriel, da Jordana e da Camila. Procurando servir a Deus de maneira intensa e verdadeira. Colocando minha vida a serviço do Seu Reino.
Esse post foi publicado em Efésios e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Efésios 1: 18-21

  1. Thainara disse:

    Muito bom, que Deus te abençoe meu irmão!

  2. Cesar Silva Abrahao disse:

    Uma bençao… me ajudou muito… obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s