Gálatas 3:5

“Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, fá-lo pelas obras da lei, ou pela pregação da fé?”

Sempre considerei a pregação a parte mais importante de qualquer culto. Nesse momento a Palavra de Deus é proclamada, e é dado espaço para que o Espírito Santo fale às mentes e corações. Dessa maneira atitudes são mudadas, novos posicionamentos são tomados e vidas são tocadas e transformadas.

Neste versículo de Gálatas vemos 3 testemunhas em ação. Falarei um pouco sobre cada uma. Não importa a ordem em que aparecem. O que importa é que estejam presente na vida cristã. Cada uma das 3 testemunhas trabalha para o aperfeiçoamento do Corpo de Cristo e a preparação para a volta de Jesus.

1a. Testemunha – “Espírito” : Prometido por Jesus, como o Consolador que nos faria lembrar das coisas que ele falou. Por meio dos dons do Espírito derramados no Corpo somos edificados. Quem dá o Espírito é o próprio Deus. Jesus, depois de ressuscitado, alertou para que os discípulos esperassem em Jerusalém, “até que do alto fossem revestidos de poder”. Tentar levar uma vida cristã sem o renovar do Espírito é se privar de uma vida cheia do poder de Deus.

2a. Testemunha – “Entre vós” : Falar que o Espírito de Deus age de maneira isolada é um grande engano. A atuação plena do Espírito se dá no ambiente do Corpo, na Igreja. É certo que devemos buscar a unção de Deus em nossas vidas particulares, mas não há como os dons agirem e se manifestarem se não for por meio do Corpo. O revestimento pessoal do Espírito Santo tem como objetivo nos capacitar a viver em comunão. Aliás, essa é a única maneira de vivermos em comunhão. Qualquer sociedade ou associação que não tenha como base o Espírito está fadado a ser mais um clube, um local de entretenimento. Só o Espírito nos torna um.

3a. Testemunha – “Pregação da fé” : Esta testemunha é a manifestação da vontade de Deus por meio da proclamação da Palavra. A pregação da fé tem o poder não só de revelar os desígnios e desejos de Deus, mas principalmente de nos despertar para as mudanças que são necessárias, por meio da fé que é transmitida na pregação. O texto acima é muito claro em dizer que é pela pregação da fé que temos o Espírito, como também maravilhas são operadas entre nós. Me preocupa muito o quanto as igrejas e movimentos buscam o renovar do Espírito Santo e a operação de sinais e prodígios sem entender que tanto para um quanto para outro precisamos, primeiramente, que a Palavra seja liberada por meio da pregação da fé. Não qualquer pregação. Mas a pregação que vem do próprio coração de Deus. Como diz em Filipenses 2:13, “Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.”

Para você pensar: Será que a igreja que eu frequento valoriza a pregação da fé? E você tem se preocupado em permitir que a Palavra de Deus tenha efeito na sua vida?

Anúncios

Sobre Wilson Moraes

Brasileiro, casado com a Maria José, pai do Gabriel, da Jordana e da Camila. Procurando servir a Deus de maneira intensa e verdadeira. Colocando minha vida a serviço do Seu Reino.
Esse post foi publicado em Galátas e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Gálatas 3:5

  1. %Frank disse:

    Muito bom

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s