2 Samuel 12:13

“Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. Respondeu Natã: O Senhor perdoou o teu pecado. Não morrerás.”

Ao lermos Gênesis 3, que trata da queda de Adão e Eva, vemos uma sequência de reações causadas pelo pecado na vida do homem:

a) O homem foge da presença de Deus;

b) O homem sente vergonha de estar na presença de Deus;

c) O homem se justifica, colocando a culpa em outro por sua falha.

Esta sequência vem se repentindo ao longo de toda a História. Esta é a reação natural de quem não tem paz por causa do pecado, de quem não tem uma consciência tranquila diante de Deus. Você pode observar essa mesma reação em uma criança, quando “apronta uma arte”. Ou você pode observar essa reação em um político, pego em alguma maracutaia. Seja sincero, você mesmo já reagiu assim, quando foi confrontado fazendo algo que não devia. Afinal, essa é a nossa natureza, gostemos ou não dela. Efésios 2:3 diz que nós éramos “por natureza” filhos da ira. Ou seja, somos merecedores do justo juízo de Deus sobre nossas vidas.

O capítulo 11 de 2 Samuel conta um episódio muito triste da vida de Davi, que revela que ele não era diferente da raça humana. Apesar da Bíblia chamá-lo de um “homem segundo o coração de Deus”, este capítulo mostra uma série de pecados que Davi cometeu, cada um pior que o anterior: Primeiro ele cobiçou uma mulher casada, depois cometeu adultério. Ao perceber que tinha engravidado a mulher, chamou seu marido, Urias, que era um de seus soldados, para que ele dormisse em casa e todos pensassem que o filho seria do marido enganado. Mas o marido, fiel ao seu rei e ao exército, se recusou a dormir com sua esposa, enquanto os companheiros estavam em guerra. Mesmo embebedado por Davi, ele ainda assim não se deitou com sua esposa. Por fim Davi chegou ao cúmulo de ordenar que seu comandante colocasse Urias em situação de perigo para que ele morresse. Quando isso aconteceu, Davi tomou a esposa dele para si, regularizando o caso do adultério.

No capítulo 12 de 2 Samuel Deus ordena Natã, profeta do Senhor, que confrontasse Davi, colocando em evidência que o que ele havia feito era errado e passível do juízo de Deus. O versículo acima mostra o motivo de Davi ser chamado de “o homem segundo o coração de Deus”. Ele poderia ter fugido de Deus, se escondido, ou mesmo apontado outros culpados pelas suas ações, fugindo da responsabilidade por seus atos.

Mas ele não agiu assim. Logo após a “bronca” de Deus, sua reação imediata foi dizer essa pequena frase: “Pequei contra o Senhor”. E de imediato, no mesmo versículo, vemos que Deus aceitou a atitude de quebrantamento de Davi, perdoando seu pecado (que não era pequeno) e tirando a pena de morte (merecida) que estava decretada contra ele.

Este pequeno versículo nos mostra duas coisas muito importantes:

Primeiro: Precisamos aprender a reconhecer rapidamente quando erramos. Não adianta fugir, se esconder ou mesmo se justificar. Quanto mais tempo demoramos para reconhecer nossas falhas, mais tempo perdemos em nossas vidas, impedindo que Deus possa agir e nos transformar.

Segundo: Assim que nos colocamos com a atitude certa diante de Deus, Ele está pronto para nos perdoar, nos fazer recomeçar, não importando o que fizemos antes. Davi, de certa forma, antecipou e viveu a graça de Deus, que foi derramada por meio da obra de Jesus Cristo, que não apenas nos perdoa mas nos capacita para vivermos de acordo com a vontade de Deus. Nada do que fizermos ou dissermos pode nos justificar ou nos tornar melhores. A obra de Jesus na Cruz já é completa e suficiente.

Para você pensar: Será que você não está se escondendo, ou fugindo, ou tentando se justificar diante de Deus por suas ações? Não seria tempo de se derramar diante de Deus, e reconhecer que, sem Ele, você não tem outra alternativa senão o merecido juízo? Não seria tempo de experimentar a graça de Deus derramada sobre sua vida, não apenas te perdoando, mas te capacitando a viver uma vida que agrade a Deus?

Anúncios

Sobre Wilson Moraes

Brasileiro, casado com a Maria José, pai do Gabriel, da Jordana e da Camila. Procurando servir a Deus de maneira intensa e verdadeira. Colocando minha vida a serviço do Seu Reino.
Esse post foi publicado em 2 Samuel e marcado , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para 2 Samuel 12:13

  1. David disse:

    Muito bom! A palavra que nos dá aquele puxavanco na orelha. rs
    Que Deus continue te fazendo canal, boca de dEle aqui na terra para nos trazer as suas boas novas e as suas repreensões através da sua palavra. =D

  2. Alexandre Junior disse:

    Muito bom mesmo !!!
    quando aceitamos JESUS como nosso unico e suficiente salvador começamos a ver um mundo,as coisas de outra maneira . o senhor é misericordioso temos que ser a diferença errar vamos errar sim e muito mais a diferença é não permanecer no erro .
    ….. adorei mesmo que DEUS te abençoe …

  3. francisco disse:

    ótimo,gostei,Deus e justo e justição

  4. Wellington Carlos disse:

    gostei muito QUE DEUS CONTINUE USANDO VOCÊS

  5. ADRIANO disse:

    QUE BENÇÃO ESSA PALAVRA, QUE O SENHOR DEUS CONTINUE TE USANDO TREMENDAMENTE.

  6. israel disse:

    daniel 14.15.7
    joao 16.8

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s