João 15:13

“Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.”

Esta semana estava ouvindo de relance uma canção do grupo Mercy Me, chamada “I would die for you”. Um dos versos da canção diz o seguinte: “Você nunca saberá o motivo de estar vivo até que saiba pelo que morreria.”  (http://letras.terra.com.br/mercy-me/844245/traducao.html)

Já havia ouvido essa canção diversas vezes, mas desta vez estas palavras me impactaram. Comecei a pensar no versículo acima, quando Jesus declarou que a máxima demostração de amor de uma pessoa seria ela dar sua vida pelos seus amigos. Jesus sabia muito bem do que estava falando. Ela já tinha bem determinado o alvo de seu ministério aqui na terra. Tanto é assim que no versículo seguinte ele declara: “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando”.

Também me lembrei de uma frase que ouvi muito quando era criança: “Se você não vive para servir, não serve para viver.” O sentido desse ditado envolve a questão de vivermos uma vida com significado. E para vivermos uma vida com significado não podemos vivê-la com egoismo. O verdadeiro significado da vida está em descobrir para quem você vai “desperdiçar” sua vida, a quem você vai servir. Para quem, ou a que, você vai se entregar de corpo, alma e espírito.

Vidas vividas centradas em si mesmas são vidas sem sentido. No fim das contas, começa a bater um desespero, pois aquilo que você pensava que fosse a coisa mais importante de sua vida, acaba se mostrando sem valor algum. Não fomos criados para vivermos para nós mesmos, mas para os outros. E eu posso te mostrar que a Bíblia está cheia de versículos que apontam essa verdade.

Em primeiro lugar, somos chamados para entregar todo nosso viver para Cristo. Paulo fala em Gálatas 2:20: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” Não se trata de tentar compensar o que Jesus fez por nós na cruz. Isso seria impossível. Envolve muito mais uma entrega por amor a Ele.

Mas nossa entrega não é só para Cristo.

Se você é um homem casado, como eu, temos Efésios 5:25 – “Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela.”

Se você é filho, temos Êxodo 20:12 – “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” Honrar implica em colocar sua vontade em segundo lugar, e abraçar a vontade de seu pai ou sua mãe.

Até para os escravos da época do Novo Testamente Paulo orienta em I Timóteo 6:1 – “Todos os servos que estão debaixo do jugo estimem a seus senhores por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.”

E ao contrário do que você possa imaginar, uma vida vivida para Cristo e para outros não é, e nem pode ser, uma vida triste, sem alegria e satisfação. A partir do momento que você descobrir para quem você deve viver, você descobrirá também que até aquele instante tudo foi uma preparação para este momento. Agora é que começa a caminhada.

E Paulo nos dá uma dica de qual a sensação de se concluir uma vida de entrega e significado. Em II Timóteo 4:7 e 8 ele diz: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.”

Nada de decepção. Nada de frustração. Apenas a convicção de que você fez o que deveria ter feito. E de que há uma recompensa para aqueles que vivem dessa forma.

Para você pensar: Você já descobriu para quem, ou o que, você dará sua vida? Será que você não tem vivido apenas para seus próprios desejos e objetivos? Afinal de contas, qual o motivo da sua existência?

Anúncios

Sobre Wilson Moraes

Brasileiro, casado com a Maria José, pai do Gabriel, da Jordana e da Camila. Procurando servir a Deus de maneira intensa e verdadeira. Colocando minha vida a serviço do Seu Reino.
Esse post foi publicado em João e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para João 15:13

  1. sirlei Lima disse:

    Muito bom Wilson! Que verdades estonteantes! Quanto precisamos observar princípios tão elementares na prática cristã. Que por vezes nos esquecemos de coisas básicas, que fazem uma enorme diferença em nosso caminhar com o Senhor, para assim mantermos acesa as nossas lâmpadas. Que Cristo venha nos ganhar completamente ao ponto de vivermos somente para Ele, para que sua vida seja manifesta em todo nosso viver.

  2. fatima disse:

    E o que fazer quando voce se sente usado? Quando voce vê que só serve para servir?

    • Wilson Moraes disse:

      Prezada Fátima,

      Chegar à conclusão que você “só serve para servir” não é de todo ruim. Se você ler o texto que eu escrevi, esta é exatamente a conclusão que eu cheguei. O problema é quando você não sabe para que ou o que servir.
      Isso causa frustração. Que é aumentada, ainda mais, quando você não é reconhecida pelo o que faz.
      Percebo, pelo o que você escreveu, que você se sente usada. Não sei ao certo a situação em que você se encontra, por isso não posso falar com propriedade sobre o que você tem passado. Mas digo, com certeza, que não é nada agradável sentir que se sente usada. Mas nem sempre que serve recebe o reconhecimento devido naquele momento.
      Não seria o caso de você se questionar se sua atitude de servir, nesta situação, esta correta? Você está servido para ser reconhecida ou por ter encontrado um sentido no ato? Será que não seria adequado se abrir para a pessoa que você sente que a esta usando, e ser clara na sua insatisfação?
      Espero ter ajudado de alguma forma. Se quiser, fique à vontade para entrar em contato comigo por e-mail, se quiser conversar mais a respeito.
      Um grande abraço, e fica na Paz!

  3. Moacir Narciso de Oliveira disse:

    Amei.
    Entendo que até agora vivi uma vida egocêntrica.
    Que Deus me perdoe.

  4. Kleber Augusto da Costa disse:

    Excelente. Depois de 41 anos descobri que servir e melhor que ser servido!!

  5. juliana duarte disse:

    amen gostei que Deus nos ajuda a viver uma vida para servir como e para ser servida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s