1 Crônicas 13:12

“Davi temeu a Deus naquele dia, e perguntou: Como trarei a mim a arca de Deus?”

Quando Davi começou a reinar sobre Israel, a arca de Deus, construída no tempo de Moisés, símbolo da aliança de Deus e de sua presença no meio do seu povo, estava a mais de vinte anos na casa de Abinadabe, de maneira provisória e precária. Davi, então, consultou o povo (e não a Deus) sobre como e de que maneira deveria buscar a arca de Deus.

Esse episódio na vida de Davi nos mostra o perigo de, na tentativa de agradar a Deus, o fazermos de modo incorreto. O resultado acaba sendo exatamente o contrário do que se queria a princípio. E foi o que aconteceu com Davi. Ele fracassou em sua primeira tentativa de buscar a arca de Deus, justamente por desconhecer a maneira correta de se fazer.

Davi planejou o transporte da arca de Deus de modo que se tornasse um evento memorável. Convocou todo o povo de Israel. Preparou um carro de bois novo para o transporte da arca. Retirou a arca de Deus da casa de Abinadabe. Contou, para isso, com a ajuda dos dois filhos de Abinadabe, Uzá e Aiô, para conduzerem o carro. E todo o povo se alegrava e comemorava, pois fazia muito tempo que a arca de Deus estava abandonada. Tudo era motivo de regozijo e celebração. Mas, de repente, os bois tropeçaram e a arca ameaçou cair do carro. Uzá, familiarizado com aquela arca em sua casa a tantos anos, resolveu ampará-la para evitar que caisse. Naquele mesmo instante ele morreu.

Davi se desgostou muito da situação. Afinal ele estava cheio de boas intenções em trazer a arca, e não entendeu o motivo de Deus ter permitido que aquela tragédia acontecesse. O capítulo 13 de 1 Crônicas relata, no versículo acima, que “Davi temeu a Deus naquele dia“. O que era alegria se tornou em temor. E ainda restava uma grande dúvida para Davi: “Como trarei a mim a arca de Deus?

O capítulo 15 de 1 Crônicas mostra que Davi encontrou a resposta. E para isso ele se voltou para o único lugar seguro de se buscar a vontade de Deus: a sua Palavra! Consultando a Lei de Deus ele descobriu que havia uma maneira adequada para se conduzir a arca de Deus. E não era em cima de um carro novo de bois.

Davi descobriu o seguinte (1 Crônicas 15:2): “Ninguém pode levar a arca de Deus, senão os levitas, porque o Senhor os escolheu para levarem a arca de Deus, e para o servirem eternamente.” E depois de reuniar a liderança dos levitas, Davi deu a seguinte ordem (versículo 12): “Santificai-vos, vós e vossos irmãos, para que façais subir a arca do Senhor, Deus de Israel, ao lugar que lhe tenho preparado.” E assim eles o fizeram. O versículo 15 relata que “os levitas trouxeram a arca de Deus aos ombros, pelas varas que nela havia, como Moisés tinha ordenado, conforme a palavra do Senhor.

Quando Deus ordenou que Moises construisse a arca com argolas, por onde passassem varas, era com um objetivo: ela deveria ser carregada nos ombros, por homens separados e santificados para essa função. Incrível como ninguém percebeu que a arca tinha essas argolas e, mesmo assim, tentaram levá-la na primeira tentativa em um carro novo de bois.

Levar a arca em um carro de bois não exige nenhum compromisso, nenhuma responsabilidade. Bastava colocá-la no carro e deixar os bois puxarem, fazerem todo o trabalho pesado. Mas levar nos ombros exigia santificação, aliança e uma certa medida de dedicação. Havia um preço a ser pago.

O carro novo de bois também nos fala da  tentativa de criarmos soluções novas para aquilo que Deus já deu solução. A falta de conhecimento da Palavra de Deus pode levar a cair em erros, ao inventarmos novas “modas” ou “técnicas” que estão em desacordo com a vontade de Deus.

Para você pensar: Você tem se preocupado em estabelecer a presença de Deus na sua vida? Você tem procurado, na Palavra, conhecer como Deus quer que você faça isso? Qual o preço que você está disposto a pagar para ter a presença de Deus?

Anúncios

Sobre Wilson Moraes

Brasileiro, casado com a Maria José, pai do Gabriel, da Jordana e da Camila. Procurando servir a Deus de maneira intensa e verdadeira. Colocando minha vida a serviço do Seu Reino.
Esse post foi publicado em 1 Crônicas e marcado , , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para 1 Crônicas 13:12

  1. muito boa palavra estudando ela

    • PAULO COELHO disse:

      QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO, CONTINUE DEIXANDO DEUS TE USAR

      • Gil carvalho disse:

        Eu venho pedindo a Deus que me ajude em uma situação, e sempre me vem essa palavra, eu tenho uma vontade muito grande de obter uma mudança em minha vida mas não entendo o porque Deus não me ajuda com essa mudança.

  2. claudio barbosa disse:

    k a benção do Senhor continue derramando sobre a sua vida muito bom otimo obrgdu Deus abnç

  3. gerffesom melo disse:

    esta de parabens, me deu um resumo do que eu procurava.

  4. Fábio disse:

    Estarei no fim ate a consumação dos seculos.

  5. Daniel Pereira disse:

    sim mas, a casa em que deus deixou a arca o homem (Obgedom se não me engano) ele era levita ou da linhagem de Arão?

  6. Monique de jesus disse:

    Muito Forte esse estudo. Deus abencoe e te continue te dabdo sabedoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s