Salmo 1:1-2

“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detem no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.”

O Salmo 1 apresenta duas (e apenas duas) maneiras de viver: o caminho do mundo ou o caminho da Palavra. Aqueles que “andam no caminho dos ímpios, estão no caminho dos pecadores e se assentam na roda dos escarnecedores” são simplesmente orientados pelos valores do mundo. Esta é a porta larga e fácil levando à destruição (Mateus 7:13).

“Os ímpios” do Salmo 1 são aqueles que buscam a independência de Deus, aqueles que tem apenas uma perspectiva humana e terrena para a vida, aqueles que vivem de acordo com padrões do mundo e não de Deus. Às vezes este modo de vida parece ser o caminho do sucesso, aceitação e prosperidade (veja Salmo 73). No entanto, o Salmo 1 nos ajuda a ver as coisas em perspectiva final: a prosperidade dos ímpios é breve, pois eles são como a palha levada pelo vento.

A alternativa é uma vida de prazer dependente na instrução divina. O “justo” reconhece a pobreza da sabedoria do mundo e seus valores, e assim orienta a sua vida em torno da Palavra revelada de Deus. Esta é a vida de fé (ver Jeremias 17:7-8) que leva a bênção, fecundidade, e comunhão com Deus agora e para sempre. Pense em uma árvore bela e resistente, regada e frutífera (v. 3). Seja a árvore, e não a palha.

O versículo 2 é o versículo chave: “mas tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.” Observe a progressão: Primeiro o prazer, então a meditação. Ter prazer é uma resposta do coração à beleza e valor de algo ou alguém, neste caso, a Palavra de Deus. Mas meditação envolve um pensamento cuidadoso e constante – isso dá trabalho e envolve a vontade.

A meditação bem feita deve servir, fortalecer e sustentar o prazer. A meditação permite que a Palavra penetre nossas mentes, corações e vontades mais profundamente. Através da meditação, somos “transformados pela renovação de nossa mente” (Romanos 12:2). Meditação faz com que as nossas raízes se aprofundem, levando-nos mais e mais à água vivificante da Palavra.

Nossas vidas são incrivelmente envolvidas com distrações. Somos especialistas em fazer muitas coisas, passando rapidamente por muitas atividades, mas sendo superficiais em todas. Portanto, nunca foi tão difícil meditar. É imperativo que busquemos, intencionalmente, cultivar a meditação na Palavra de Deus.

Mas como?

Em primeiro lugar, encontre um horário e local em que você não será incomodado. Em seguida, leia devagar e com cuidado. Leia de novo. Leia de novo. Leia em voz alta (que é o sentido literal da palavra hebraica usada para “meditar” no Salmo 1:2). Leia em oração. Leia com uma caneta na mão. Memorize textos que você lê. Leia com outras pessoas e converse sobre o que vocês leram. Estude um livro da Bíblia com um bom comentário. Adote um plano para a leitura da Bíblia em um ano, e fale sobre o seu plano com um amigo cristão.

Que você possa lançar mão da bênção do Salmo 1 enquanto você sente prazer com a beleza e o valor da Palavra revelada de Deus. E procure manter e reforçar esse prazer por meio da meditação intencional.

Para você pensar: Você tem sentido prazer na leitura da Palavra? Até que ponto você tem deixado as muitas atividades te impedirem de meditar na Palavra de Deus? Não seria agora um bom momento para você parar e se planejar para separar um tempo e um lugar para a leitura diária da Bíblia?

Esta é uma tradução de um texto divulgado no site Desiring God: “Psalm 1: When Delight Overcomes Distraction

Anúncios

Sobre Wilson Moraes

Brasileiro, casado com a Maria José, pai do Gabriel, da Jordana e da Camila. Procurando servir a Deus de maneira intensa e verdadeira. Colocando minha vida a serviço do Seu Reino.
Esse post foi publicado em Salmos e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Salmo 1:1-2

  1. Eronildes Manganhe disse:

    A graca do Senhor tem abundado nas nossas vidas sem que nos sejamos merecedores portanto vivamos para a vontade do Senhor nosso Deus escutando a sua voz das por detras das escrituras em nome do Senhor Jesus Cristo.

  2. Valeris disse:

    SALMO 1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s