João 14:1-3

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.”

Nunca devemos ler uma passagem da Bíblia sem antes entender o contexto em que ela está inserida. Você sabe o que estava acontecendo quando Jesus disse essas palavras? Se você ler o capítulo 13 de João, verá que o ambiente era o seguinte: Noite de Páscoa e da última ceia, Jesus sabendo que nas próximas horas ele seria crucificado, revelação de que havia um traidor entre eles e, se ainda não bastasse, Pedro sendo avisado de que negaria Jesus antes que o galo cantasse três vezes.

Mas mesmo no meio de tudo isso Jesus começa o capítulo 14 dizendo: “Não se turbe o vosso coração”! Mesmo no meio de uma situação prá lá de complicada Jesus não se desesperou e queria que seus discípulos também não se desesperassem. Mas como os discípulos conseguiriam isso? : “Credes em Deus, crede também em mim“. Pedro certa vez andou sobre as águas (Mateus 14:25-31). Mas apenas enquanto manteve seus olhos em Jesus. A partir do momento que ele se preocupou com as ondas, começou a afundar. Esse é o segredo para manter a ansiedade distante, e não deixar que o coração se turbe: Olhar para Jesus!

E ele nesta passagem faz uma promessa muito interessante. Ele disse que iria preparar um lugar para nós na casa do Pai. E esta não é uma casa pequena e apertada! Não há falta de espaço! Mas para termos acesso a este lugar exclusivo na casa do Pai, não como hóspedes, mas como filhos, havia a necessidade de Jesus preparar o lugar. Mas, afinal, o que seria essa preparação? Muitos pensam que o versículo se refere à segunda vinda de Jesus, quando ele vai voltar para nos levar para o céu e, portanto, até lá ele está preparando esse lugar. Mas o texto não trata da segunda vinda de Jesus. Ele trata de uma preparação que já está completa.

Antes da preparação de Jesus, não temos acesso à casa do Pai. “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23). O Pecado mantem as portas da casa do Pai trancadas para nós. Esse é o problema que Jesus teria que resolver, esta era a preparação. O que estava para acontecer naquela noite, era a preparação que Jesus precisava fazer. A morte e ressurreição de Jesus nos capacitaram a ter acesso à casa do Pai! Logo à frente, no versículo  6, Jesus afirma: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” Em outras palavras, ele estava dizendo: “A situação aparenta ser difícil, mas não se preocupem. O que eu vou fazer a partir de hoje até daqui a três dias vai capacitá-los a terem acesso ao Pai. Mas vocês precisam crer em mim!

E o que me deixa mais animado é que a promessa não para aí! Ele termina dizendo: “E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” Somos de Jesus! Somos propriedade dele! Quem quer saber de um quarto em uma casa grande? Quem se interessa em ir para o céu? Quem quer benção e prosperidade? E daí que minha saúde não vai tão bem? O que importam tantos problemas e aflições do tempo presente? Nada disso, NADA, se compara ao fato de sermos propriedade de Jesus, e estarmos pra sempre onde ele estiver!

Paulo diz em Romanos 8:18: “Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada.” Essa glória é Jesus! Ele vai se revelar plenamente na sua volta, mas hoje, agora mesmo, podemos experimentar esse lugar de descanso que ele JÁ preparou para nós. “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre, a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós.” (João 14:16-18).

Para você pensar: Tenho deixado meu coração se turbar diante do que me acontece na vida? Já aprendi a olhar pra Jesus, e a confiar e crer na sua palavra? Tenho experimentado a presença do Ajudador (Espírito Santo) na minha vida?

Anúncios

Sobre Wilson Moraes

Brasileiro, casado com a Maria José, pai do Gabriel, da Jordana e da Camila. Procurando servir a Deus de maneira intensa e verdadeira. Colocando minha vida a serviço do Seu Reino.
Esse post foi publicado em João e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

26 respostas para João 14:1-3

  1. mmanoel carlos da silva disse:

    TODO ISSO QUE ESTA ESCRITO NA BIBLIA, VERDADE,VERDADEIRA, e nada mas, SO DEUS EM NOME DO FILHO JESUS CRISTO

  2. ridair disse:

    colocar nele toda nossa fé e obedecer ele para ter direito de morar no céu

  3. Laura Cristina disse:

    Vdd verdadeira

  4. gostei muito………………………………………..

  5. Carlos Alberto disse:

    Tudo isso e só isso (crer em Jesus) nos fortalece, nos prospera e nos prepara para a vinda Gloriosa Dele, fiquem na Paz!

  6. rosangela de azevedo disse:

    Obrigada pela explicação, tirei dúvidas.

  7. wilson santos Rocha disse:

    Bela reflexao.

  8. Maria Almeida Gonçalves disse:

    Gostei muito . nunca ouvi uma mensagem assim, com esta explicação tirou minhas duvidas obrigado Deus abençoe ..

  9. Josemar costa disse:

    Eita glórias q Cristo Jesus continui te dando entendimento e discernimento da palavra da vida eterna abençoado

  10. Leonardo paulino zavala disse:

    Deus e pai da nação pra todos os que crer na palavras do pai.

  11. benilton barreto de souza disse:

    Essa mensagem nos faz buscar mais o senhor , para que assim possamos receber. a morada com o senhor. lá onde há muitas moradas.

  12. Maria Cristina disse:

    Gostei muito também da sua reflexão. Obrigada!

  13. rosilea disse:

    Gostei muito gostaria de aprender mas sobre a Bíblia pois ajudando na escola bíblica dominical

  14. IZAQUEU disse:

    Eu entendi essa passagem o seguinte : O SENHOR JESUS afirma que na casa do PAI já existem muitas moradas. E se não houvesse ELE iria preparar lugar. Querendo dizer. Nao fiquem perturbados na casa do PAI tem lugar pra todos se nao tivesse Eu prepararia. Ou Eu vou e todos vós irão também.

  15. Que reflexão linda, falou ao meu coração! Jesus, sê meu Salvador!

  16. luciene disse:

    Gostei muito dessa explicação,me ajudou muito,Gostaria de aprender mais,pois eu gosto de estudo biblico.
    só q eu tenho um pouco de dificuldade e esse estudo tem uma linguagem q nos ajuda a aprender mais rapido.
    Eu gostaria de saber um livro ou biblia boa para estudo?

  17. vagner disse:

    jesus e a única esperança não importa u que nos achamos nuca deche passar por esquecido

  18. Flávio V.S disse:

    Boa noite! Deus continue abençoando seu ministério e dedicação no estudo da palavra, concedendo cada vez mais discernimento e compreensão. Fico feliz pelo precioso estudo que foi apresentado. A manhã na permissão de Deus talvez tenha a honra de ministrar este assunto em escola dominical.

  19. antonio farias disse:

    bom dia estou estudando gostei muito do estudo

  20. Yoko Miyasaki disse:

    Bom dia ! Estou estudando a Palavra de Deus atraves do Centro de Treinamento Biblico. e todas as reflexoes e estudos têm me ajudado muito no entendimento de cada capítulo dos Livros da Biblia. Muito Obrigada , Senhor!

  21. JEFERSON VIEIRA DA SILVA disse:

    As moradas somos nós mesmos, moradas do Espírito Santo que ele prometeu que viria depois dele, o lugar onde Ele preparou o lugar, foi na cruz.

  22. RICARDO VIEIRA DOS SANTOS disse:

    Sensacional

  23. pastor Jose carlos da Silva disse:

    Amei este Sermao Que Deus continue Te usando

  24. Deusirene disse:

    aprendi muito com essa massagem linda e verdadeira …Que o Senhor Jesus os abençoe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s