Habacuque 3:17-18

“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado. Todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação.”

O livro de Habacuque, do Antigo Testamento, tem apenas 3 capítulos, em um total de 56 versículos. Te desafio a que você tome um tempo agora, e leia este pequeno livro, antes de continuar esta leitura.

O texto que está em destaque trata-se de uma das mais belas passagens da Bíblia. No versículo 17 o profeta relaciona em 6 tópicos tudo aquilo que de pior poderia acontecer naquela época, envolvendo toda a cadeia da economia local. Em palavras de hoje seria o equivalente a dizer: “Ainda que o salário não seja suficiente, nem que o mercado de ações não dê lucro: ainda que os investimentos não tenham retorno, e que eu perca o emprego; ainda que meu fundo de pensão possa falir e toda minha poupança se esgotar.” O profeta não poderia pintar um quadro pior. Mas o versículo 18 mostra uma reviravolta. Independentemente do cenário externo, o profeta demonstra total confiança, alegria e fé no Senhor Deus. Mas se você leu o livro todo, pode perceber que este lindo salmo não espelha a atitude anterior do profeta. Esta confiança demostrada pelo profeta é resultado de uma resposta de oração.

Uma das coisas que mais me impressiona quando leio Habacuque é a quantidade de perguntas que ele faz a Deus. Contei 17 questionamentos de Habacuque, sendo que a maioria ele faz diretamente a Deus. Isso me fez pensar no tipo de oração que faço. Se oro apenas pedindo, ou mesmo agradecendo, este tipo de oração não envolve diálogo. Se meus filhos, por exemplo, sempre me abordam para pedir algo ou para agradecer por algo, não há assunto para uma conversa! Sempre que surge uma curiosidade na mente de uma criança pequena, e ela se dirige a seus pais, ela espera uma resposta, por mais ingênua que seja a pergunta. Lembre-se disso na próxima vez que orar. Qual foi a última vez que você questionou a Deus sobre uma situação? Até mesmo Jesus, na cruz, no momento mais difícil, se dirigiu a Deus com uma pergunta: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Marcos 15:34).

Mas se lembre também que, assim como Habacuque, ao fazer uma pergunta, nem sempre a resposta vem rapidamente. “Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás?” (Habacuque 1:2).  Muitas vezes você precisará subir à “torre de vigia” (Habacuque 2:1), um lugar onde o profeta ficou até receber a resposta. É necessário ter perseverança na oração.

Algumas perguntas de Habacuque chegam a ser bem ousadas. “Por que te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?” (Habacuque 1:13). Em outras palavras, Habacuque estava questionando até mesmo se Deus era de fato justo. Tenho certeza que Deus prefere uma oração assim do que uma vã repetição. Deus gosta de se revelar a corações agoniados e aflitos. Jó também passou por uma situação assim: “Ah! se eu soubesse onde encontrá-lo! Então me chegaria ao seu tribunal. Exporia ante ele a minha causa, e encheria a minha boca de argumentos.” (Jó 23:3-4).

E o que acontece quando Deus responde? Em Habacuque 3:3-15 o profeta descreve a visão que ele teve quando Deus respondeu suas perguntas. A glória de Deus enchendo os céus, e a visão e o alcance de seu poder, foram suficientes para que Habacuque percebesse a pequenez de seus questionamentos. Ainda lembrando de Jó, ele também passou por experiência semelhante: “Certamente falei do que não entendia, coisas maravilhosas demais para mim, e que eu não compreendia… Com os ouvidos eu ouvira falar de ti, mas agora te vêem meus olhos. Por isso me abomino, e me arrependo no pó e na cinza.” (Jó 42:3,5 e 6). Veja a reação semelhante que Habacuque teve: “Ouvindo-o eu, o meu ventre se comove, à sua voz tremem os meus lábios; entra a podridão nos meus ossos, e minhas pernas estremecem.” (Habacuque 3:16). Assim como precisamos ser perseverantes na oração, precisamos estar preparados para a resposta! Quando Deus se revela àqueles que o buscam, esta experiência revela quem Deus realmente é, e quem realmente somos. E esta revelação vai mudar sua vida, e a maneira como você se relaciona com Deus.

Para você pensar: Em suas orações você tem questionado a Deus sobre o que ele quer de certas situações? Você tem perseverado em buscar e esperar de Deus uma resposta? Ao buscar a resposta, você entende que Deus pode mudar sua vida, ao te responder? Quantas vezes você já passou por esta experiência?

Anúncios

Sobre Wilson Moraes

Brasileiro, casado com a Maria José, pai do Gabriel, da Jordana e da Camila. Procurando servir a Deus de maneira intensa e verdadeira. Colocando minha vida a serviço do Seu Reino.
Esse post foi publicado em Habacuque e marcado , , , , . Guardar link permanente.

49 respostas para Habacuque 3:17-18

  1. sabinowe2016@gmail.com disse:

    gostei muito……. esclareceu muitas duvidas, que Deus continui lhe usando poderosamente… me chamo sabino nascimento dos santos,, sou o terceiro tersoureiro da igreja e tambem diacono,,,, na cidade de amapá do maranhão-ma…. rogo por vossas oraçoes, pois assim com habacuque tem feitos muitos questionamentos a Deus e a resposta ainda ñ veio… meu gmail e: sabinowe2016@gmail.com…. fale com nosco… a paz do senhor…..

    • Wilson Jr. disse:

      Prezado Sabino,
      Fico satisfeito em saber que o texto te edificou. Persevere na busca de respostas, e que Deus, em sua fidelidade, fale contigo. E o mais importante: que o seu relacionamento com Ele cresça!
      Fica na Paz!

      Wilson Jr.

  2. Pingback: Romanos 5:3-4 | Para Você Pensar

  3. brici_@hotmail.com disse:

    Nossa tive um sonho algum tempo atras,onde alguem me falava habacuque, fiquei sem intender,mas agora passando por uma fase meio dificil, este texto veio ate a mim, agora intendo que ja era DEUS falando comigo!

    • Wilson Moraes disse:

      Deus pode falar de várias maneiras. E sempre fala. Nós é que precisamos aprender a nos aquietar e ouvir sua voz.
      Fico contente e dou toda glória a Deus pelo fato de meu texto ter sido usado para Ele falar contigo.

  4. Maithê disse:

    Irmão….!Como os seus textos realmente abrem o nosso leque!!!

  5. marcele costa disse:

    nossa realmente e um texto onde e munto real e onde a prendemos realmente a ouvir,,,,

  6. Essi estudo E uma maravilha foi mui baom de mais pra mim amem

  7. silva ribeiro disse:

    muito lindo esses vessiculos, Deus falou comigo atraves deles

  8. lunannahy disse:

    Palavra abençoada !Edificou minha vida, Estou passando algumas das supostas perdas que o profeta descreve, mas estou amadurecendo minha fé e confiança no Senhor nosso Pai.Deus continue o usando na Palavra.

  9. Willian Costa disse:

    Ouço muito pouco falar sobre Habacuque, mas acabei de descobrir o verdadeiro sentido do livro. Deus usa profetas menores para falarem aos nossos corações. Profetas que passam por experiências que nos designam a acreditar cada vez mais em Deus. Deus é bom e o Seu chamar é algo inexplicável, mas que tem um propósito muito especial. Parabéns pela aula de sabedoria espiritual!

  10. LUCIA CHAVES AZANHA disse:

    É MUITO BOM ESTAR NA PRESENÇA DO SENHOR,GOSTEI MUITO DESSE ESTUDO FALOU NO PROFUNDO DO MEU CORAÇÃO.OBRIGADO

  11. andreia disse:

    gostei muito aprendi a orar isto e para nosso edificacao

  12. muito lindo…tudo no tempo de Deus

  13. Glebson jerônimo disse:

    Uma maravilha.

  14. Que Deus abençoe,maravilhoso.

  15. mariahelenabarbosa ferreira disse:

    muito obrigada amei esta mensagem

  16. fernanda disse:

    Estou aqui, nessa noite com o coração aflito, eu sei, que é Deus querendo ouvir a minha voz, por mais que Ele saiba tudo que está acontecendo na minha vida, dentro. Do meu coração, mesmo assim, Ele ainda quer me ouvir.Estava navegando na internet, quando encontro esse texto e esses versículos do livro de Habacuque, meu coração tranquilizou mais um pouco e me fez perceber que eu devo louvar ao Senhor seja em qual for situação. Obrigada, glória a Deus pela sua vida.

    • Wilson Moraes disse:

      Prezada Fernanda,
      Meu sincero pedido a Deus é que ele te conforte e fale ao seu coração nesses momentos de aflição. Confie na Rocha, que é mais alta do que nós.
      Abraços.

      • orivaldo da cunha pinheiro disse:

        A paz do senhor amado eu gostaria de saber o tema desenvolvendo o tema ferramentas literárias e progressão esboçando Habacuque e aplicação,e pro meu estudo,estou com dificuldade,podes me ajudar.

  17. Luana Girard disse:

    Apenas obrigada, muito obrigada.

  18. fiquei muito emocionado a 2 anos tive deslocamento de retina no olho direito passei a enchergar so com o esquerdo cheguei a tentar uma cirurgia mais sou hipertenso e cardiaco ai não foi possivel a realizar a mesma desde então eu questiono a Deus porque ele não mim curou ate hoje agora sei que tudo temseu tempo e que um dia quem sabe recebo a cura EU PEÇO QUE OREM POR MIM e QUE ABENÇOE A TODOS

  19. Carla disse:

    Hoje estando muito ansiosa e aflita.Veio esse vesiculo diário no meu celular fui em busca de aprofundar conhecimento espirituais na redes sites e encontro esse esboço esclarecedor sobre Habacuque .Aprende quando estamos passando no deserto temos q louvar ao Senhor,perseverar,crê e sempre orar ao pai e os resultados positivo sempre virão.
    Esse texto edificou-me :foi como o pão da vida que alimenta aqueles que está com fome.
    🙏Que Deus continue usando pessoas ricas de sabedoria e discernimento para alimentar as vidas.🙌

  20. Eliana disse:

    Me tocou profundamente, Deus te abençõe, e cotinue te dando inspirações para nos trazer sempre a palavra de Deus.

  21. Alex da Silva Lima Rosa disse:

    Meu nome e Alex falei sobre o profeta HABACUQUE NA IGREJA FOI MUITO BOM COMO DEUS FALÁ COM SUA IGREJA GOSTEI DOS COMENTÁRIOS SOBRE ESSE PROFETA MENOR QUE NOSSO BOM DEUS CONTINUE FALANDO CONOSCO. AMÉM

  22. João Ernesto Fabro disse:

    Bom dia, tenho certeza é convicção de quem foi Deus falando para eu não desistir dEle nesse momento tão difícil pelo qual estou passando, obrigado Pr. Por essa elucidação que me enviaste através dessa interpretação. Que Deus continue abençoando seu ministério abundantemente.

    Att,

    João Ernesto Fabro

  23. Eli Santos disse:

    DEUS EU TE LOUVO ABENÇOE QUEM ESCREVEU ESSE ATIGO EM TEU NOME PARA ABENÇOAR VIDAS COMO A MINHA ESTA SENDO ABENÇOADA AGORA EU TE LOUVOR POR QUE CREIO EM TUAS PALAVRAS AINDA QUE NAO SEJA FEIL A TI MAS TU PERMANECE FIEL DEUS EU TE AMO MUITO OBRIGADA POR SER MEU DEUS MEU TUDO TU ESTUDO PRA MIM EU TE AMO JESUS.

  24. Gostei muito do estudo Wilson. Estamos passando por momentos difíceis aqui no RS e fui direcionado a levar esta palavra para os policiais militares, no culto de hoje. Seu estudo corrobora com o que tenho no coração para transmitir aos irmãos.

    • Claudia disse:

      A chave de tudo para nossas vidas é uma vida de ORAÇÃO; uma vida no Altar do Senhor , como ele sendo condutor de todas as coisas. Vida de FÉ , ESPERANÇA, CERTEZA , e esta convicções só conseguimos quando temos uma vida íntima com o nosso Senhor. Quanto mais Intimidade , mais se conhece o Agir do Pai.
      OBS.! Posicionamento , espera , ele responde todas as nossas Orações.
      Habacuque é um exemplo.
      Estamos passando momentos difíceis , a volta de Cristo se aproximando , quem não tiver esta intimidade com DEUS , intimidade que gera a FÉ , não vai resistir os últimos ataques de Satanaz contra a humanidade . ” Anticristo” … Todo o cenário ja está preparado. a paz de Cristo.

  25. Kleuvylane disse:

    Foi ótima essa revelação gostei muito

  26. Gostei muito desta passagem na biblia sobre Habacuque, nos dias de hj Oramos a resposta ñ vem, vc ñ produziu, ñ vemos nada acontecer diante do nossos olho a hora q queremos, ai queremos retroceder, mas aquele q persevera veras o milagre de Deus , veras o impossivel acontecer. Muitas vezes precisamos passar pelo vale para dar Valor ao nosso Senhor jesus Cristo que morreu na cruz do Calvario por mim e por vc. Deus é Fiel Jesus esta voltando.

  27. Assis disse:

    Toda vez que leio esse versículo me lembro da canção do fernandinho. 🙂

  28. Janio disse:

    Deus o abençoe , esclareceu minha dúvida .

  29. Excelente e maravilhosa mensagem aos nosso corações… que Deus continue a abençoar em todos os nossos momentos difíceis.!!!!

  30. Graziela Melo disse:

    Estou passando por isso questionado a Deus por uma situação que estou vivendo,pedi uma palavra e o Senhor me respondeu com Habacuque 3 e lendo isso só vejo como Deus é fiel e maravilhoso para com os seus,e tempo de buscarmos a salvação porque os dias são maus…

  31. Maria Cristina de Oliveira Reis disse:

    Muito bom;que Deus continue o abençoando.Me apaixonei pela vida de Habacuque..Com esse estudo abri mais a minha mente.Mas reconheço que preciso estudar ainda muito mais.Amem.

  32. Jossandra disse:

    Grandioso esse estudo ,Deus abençoe!!

  33. jose carlos pires disse:

    Apds, muito bom o estudo da palavra, Deus abençoe., gostaria que fosse explorado mais os significados dos itens que habacuque relaciona com Israel, como : figueira, oliveira, vide rebanho, gado e fruto da vide. trazendo um relacionamento com a igreja atual. Deus abençoe no seu ministerio. Apds.

  34. Elaine disse:

    Amem. E o que. Estou. Esperando. De Deus
    Glórias vá Deus

  35. Santa disse:

    Simplesmente maravilhoso que Deus te abençoe sempre.

  36. ismael disse:

    palavras maravilhosa e abençoada.

  37. João Domingos Pedroso da Silva disse:

    Meu nome é João Domingos Pedroso da Silva. Chegando do meu trabalho com muita duvida, procurando solução para resolver problemas simples, mais eu precisava da decisão de Deus, não confiava na minha. Abri a Bíblia em Habacuque 3:17,18, li mais não entendi nada, a noite chega pesquisei; Deus vai me revela tudo, e traz a solução nesse texto resumido, Deus abençoe e continue dando muita sabedoria. A PAZZZZZ

  38. Casaes disse:

    Estarei pregando hj na lsgoa da bencao em lauro de freitas bahia sobre habacuque cap 3 ver 17 acho na minha opiniao esta passagem biblica uma demostracao de confianca misturada com fe e seguranca. Ainda que a figueira nao floreca,ainda que nos currais nao exista gados, que minta o fruto da oliveira.exutarei o nome do Senhor, o que vemos aqui e que o profeta se valeu de todos os recursos de sua epoca psra mostrar o quanto ele confisva em Deus, o que vemos hje totalmente diferente daquela epoca por qualquer situscao os crentes de hj desistem da caminhada,se os filhos estao nas drogas tem crente que fala o que foi que eu fiz meu Deus pra sofrer tanto nesta vida ate parece que nso sou crente me da vontade ate de desistir de ir pra igreja que vida disgracada nso guento mais etc etc etc.

  39. Ronaldo disse:

    PARABÉNS PELO TEXTO, MUITO EDIFICANTE, TUDO ISSO MOSTRA QUE TEMOS QUE FUNDAMENTAR A NOSSA FÉ EM DEUS, ESPERAR E ACREDITAR QUE NO TEMPO DEVIDO DEUS VAI OPERAR O MILAGRE!!!!

  40. Maria das Doris da silva disse:

    Boa tarde meu nome e Maria das Doris ta com umas semana que eu a cordei com esse versículos a HABACUQUE sem versículo e eu não intedi

  41. juscinei disse:

    lindo esse texto, DEUS é maravilhoso..

  42. Adilton Souza disse:

    Realmente são essas orações que chamam a atenção de Deus e com certeza que agradam a Deus amém

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s