Marcos 14:3-5

“Estando ele em Betânia, reclinado à mesa em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher que trazia um vaso de albastro cheio de bálsamo de nardo puro, de grande preço; e, quebrando o vaso, derramou-lhe sobre a cabeça o bálsamo. Mas alguns houve que em si mesmos se indignaram e disseram: Para que se fez este desperdício do bálsamo? Pois podia ser vendido por mais de trezentos denários que se dariam aos pobres. E bramavam contra ela.”

O conceito de desperdício pode variar de pessoa para pessoa. Para os homens que estavam presentes a esta cena, o fato de uma mulher quebrar um vaso de alabastro (considerado em alguns casos como uma verdadeira obra de arte) e derramar seu contéudo precioso de nardo puro (matéria prima para a elaboração dos mais puros perfumes) na cabeça de Jesus foi um tremendo desperdício. Trezentos denários correspondiam ao salário de, pelo menos, 10 meses de um trabalhador braçal. Com certeza essa mulher levou alguns anos para juntar esse pequeno tesouro para, em frações de segundo, “desperdiçá-lo” na cabeça de Jesus.

O valor das coisas é relativo. O que é precioso para um pode não ser para outro. O desperdício de algo para uma pessoa pode não ser considerado desperdício para outra. Mas há uma avaliação que é a mais importante de todas. Existe Alguém do qual todas as coisas se originam e, portanto, nada mais lógico do que levar em consideração a Sua avaliação:

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” – João 3:16

Aqui vemos o que Deus avalia como mais precioso: o amor que Ele tem pelo mundo! Ele considera esse amor tão valioso que se dispos a dar o que tinha de mais valioso por esse amor: Seu próprio Filho! O mundo citado nesse versículo se refere às pessoas que estão longe de Deus. Deus as criou. Deus lhes deu vida. Deus tem um propósito para elas. E Deus as ama! Mesmo que esse mundo não reconheça ou mesmo se lembre de que há um Deus que o ama. Isso pode nos levar a pensar: “Deus não está desperdiçando seu amor com um mundo que nem sequer o valoriza?”. Pois para Deus isso não é desperdício. Para Ele vale a pena.

E se Deus “desperdiça” seu amor conosco, será que Ele também não quer que nossas vidas sejam direcionadas por este mesmo princípio? Por exemplo, você já parou para pensar na quantidade de casamentos que se desfazem pelo simples fato de cada parceiro não querer mais “desperdiçar” seu tempo com o outro parceiro? Qual seria o padrão de Deus para o casamento? Surpreendentemente, o padrão de Deus é o mesmo:

“Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela.” – Efésios 5:25

A expressão “se entregou”, usada no versículo acima, poderia muito bem ser substituída por “se desperdiçou”. Cristo deu sua vida sem condições, sem segundas intenções, sem esperar nada em troca. Ele não vinculou seu amor a nenhuma contrapartida. Na verdade, o que Deus espera de nós é que apliquemos  este mesmo princípio em todos os aspectos das nossas vidas.

“Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.” – Lucas 6:38

Para você pensar: Será que viver fora do padrão que Deus espera de nós não seria o verdadeiro desperdício?

Anúncios

Sobre Wilson Moraes

Brasileiro, casado com a Maria José, pai do Gabriel, da Jordana e da Camila. Procurando servir a Deus de maneira intensa e verdadeira. Colocando minha vida a serviço do Seu Reino.
Esse post foi publicado em Marcos e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s